quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aniversariantes - Maio

Maio

Turno

Joanderson Cordeiro Silvino

01

Tarde

Daniel Gomes de Jesus

03

Tarde

Elaine da Silva Pereira

08

Manhã

Leandro dos Santos Batista Silva

11

Manhã

Ramylle Cruz da Silva

14

Manhã

Ana Lucrécia dos Santos Alves

18

Manhã

Gabriel Viturino da Silva Severo

18

Manhã

Genilson da Silva Júnior

23

Tarde

Rodrigo da Silva Araújo

27

Tarde

Daniel da Silva Martins

28

Manhã

Os 10 mandamentos do/a jovem internauta

  • Surfar na internet é legal, mas cuidado com os perigos!!!
  • Seja prudente, você não sabe o que está por trás da tela do computador;
  • Não diga nem o seu nome, nem a sua idade;
  • Nunca divulgue a sua senha (password);
  • Quando estiver na sala de bate-papo (chat), desconfie...!
  • Não dê o seu endereço;
  • Nunca envie qualquer foto sua;
  • Nunca aceite propostas de encontro sem informar aos seus pais;
  • Não acredite em todas as informações que você recebe;
  • Não responda aos e-mails que te ofendam.

http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/DicasProtecao

sábado, 17 de maio de 2008


18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

A menina Araceli Crespo tinha apenas nove anos quando foi levar um envelope para um grupo de rapazes, a pedido da mãe. Ao chegar no local marcado, foi espancada, estuprada e morta. O crime ocorreu no dia 18 de maio de 1973, e o caso ficou célebre três anos depois, com a publicação do livro "Araceli, meu amor", do jornalista José Louzeiro. Em homenagem à menina, no dia 18 de maio, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O dia foi instituído por lei federal em 2000.

Coletar dados a respeito do abuso e da exploração sexual infantil não é tarefa fácil. Poucas denúncias são feitas, e as famílias ainda acreditam que é melhor esconder o abuso das autoridades.

Melhores Leitores - 1º Trimestre 2008

MELHORES LEITORES - 2008

MÊS

ALUNO (A)

TURNO

QUATIDADE

FEVEREIRO

Jecielly Ferreira Cardoso

Manhã

4 livros

Aline Vieira dos Santos

Tarde

3 livros

Leidyane Nascimento da Silva

Tarde

3 livros

Leonize Conceição de Lima

Tarde

3 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

3 livros

Maria Vitória Alves da Silva

Tarde

3 livros

Sthefanie Félix Pereira

Tarde

3 livros

MARÇO

Luana Pereira de Moura

Manhã

11 livros

Bruna Pereira Calixto da Silva

Tarde

9 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

9 livros

Rayana Batista de Melo

Tarde

9 livros

ABRIL

Alany da Silva Pereira

Manhã

7 livros

Letícia Conceição de Lima

Manhã

7 livos

André Vieira da Silva Diniz

Manhã

8 livros

Luana Pereira de Moura

Manhã

8 livros

Lucas Jackson do Nascimento

Manhã

9 livros

Flávio Amorim Firmino

Tarde

7 livros

Sérgio Pereira Santos

Tarde

7 livros

Jefferson Souza Vieira de Assis

Tarde

8 livros

Joyce Marques Santos da Silva

Tarde

8 livros

Kaline Josias de Queiroz

Tarde

8 livros

Gustavo Teodózio da Silva

Tarde

9 livros

Joathna Gomes dos Santos Souza

Tarde

9 livros

Jussara Rebeca Soares da Silva

Tarde

9 livros

Leandro Souza de Araújo

Tarde

9 livros

Maria Thays dos Santos Soares

Tarde

9 livros

Sthefanie Félix Pereira

Tarde

10 livros

Ana Carolina da Silva Nascimento

Tarde

11 livros

Maria Joyce Sales da Silva

Tarde

11 livros

Biblioteca Comunitária do Centro Dom Hélder Câmara


Qual o contexto em que a experiência é desenvolvida?

O município de Bayeux está localizado na Grande João Pessoa, Capital da Paraíba, Nordeste do Brasil, ocupando uma área de 31.78 Km² com densidade demográfica de 3174.5 hab/Km², apresentando uma população atual de 97.561 habitantes, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,685.

O Conjunto Mário Andreazza, mais conhecido como Mutirão de Bayeux, foi criado em 1985 através de um Programa Habitacional do Governo do Estado. O Programa atendia famílias desabrigadas, residentes em prédios públicos e áreas de risco. O terreno e o material de construção foram doados pelo Governo Estadual e o conjunto habitacional construído pelos próprios moradores de forma comunitária, daí a origem do nome Mutirão.

Ao longo dos anos, áreas circunvizinhas foram sendo povoadas, criando-se vários loteamentos (Planalto I e II, Comercial Norte e Conjunto Mariz), ampliando o Conjunto Mário Andreazza. Atualmente é o mais populoso do município de Bayeux, com cerca de 30.000 habitantes.

Essa comunidade foi historicamente discriminada devido a três fatores: existência de uma Colônia e um Centro Ambulatorial, onde residem e tratam-se pessoas com hanseníase. Por ser uma comunidade muito pobre e pelos altos índices de violência. A droga é um elemento, em geral, propulsor dessa violência, inclusive entre os jovens e adolescentes.

Grande parte da população sobrevive de pequenos comércios informais no próprio ambiente onde residem, muitos são desempregados e os que trabalham, em geral, são funcionários públicos municipais ou se deslocam para cidades circunvizinhas para trabalhar. Há forte presença de categorias como domésticas, vigilantes, trabalhadores da construção civil, ambulantes e catadores de materiais recicláveis, inclusive crianças.

Ao mesmo tempo em que a comunidade é marcada por muitos problemas sociais e ausência do poder público e/ou presença assistencialista em muitas gestões, apresenta potencialidades e possibilidades de tornar-se um espaço urbano saudável.

Percebe-se, a presença de muitas forças vivas, tais como: 03 associações criadas pelos próprios moradores (Centro Dom Hélder Câmara, Associação Jardim da Esperança e Associação Minga Mutirão), que trabalham com crianças e adolescentes, mulheres e formação de lideranças, respectivamente. Também há forte presença de organizações de jovens, como o Grupo de Escoteiros e Grupo de Jovens Católicos ligados à Paróquia local, além da existência de 03 associações de moradores. Um exemplo histórico da organização dos moradores foi a conquista de água tratada, após inúmeras caminhadas, audiências e várias manifestações coletivas.


Como acontece o trabalho desenvolvido pelo Centro Dom Hélder Câmara?




O Centro Dom Hélder Câmara – CDHC desenvolve atividades culturais (percussão, dança, capoeira, violão), esportivas (futsal, handebol, vôlei e basquete) e pedagógicas (leitura, interpretação e produção textual), apoio à educação formal, atendimento psicológico e jurídico e reforço alimentar direcionado às crianças e adolescentes de 07 a 18 anos. Todas essas ações compõem o Projeto “O Futuro Depende de Nós”.

O CDHC está em seu oitavo ano de funcionamento e foi criado a partir da necessidade de atender crianças e adolescentes do bairro que passavam o dia pelas ruas se envolvendo em conflitos ou pequenos delitos e muitas vezes se envolvendo com drogas. A idéia surge de uma parceria entre moradores da comunidade e a Congregação das Irmãs Mãe de Misericórdia que já desenvolviam trabalhos comunitários no Conjunto Mario Andreazza e adjacências.

As crianças e adolescentes que freqüentam o CDHC estudam nas Escolas públicas do bairro e cumprem jornada ampliada no Centro que atende, atualmente, cerca de 220 crianças e adolescentes. Desse total 50% são encaminhadas pela Secretaria de Ação Social do município através do programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) conforme convênio celebrado entre a entidade e esta secretaria.

Um dos problemas diagnosticados pelas/as educadoras/as das atividades pedagógicas oferecidas pelo Centro foi às dificuldades no tocante a leitura e produção textual, distorção idade série e grande índice de repetência. Uma outra problemática observada é que o bairro possui 04 escolas públicas (03 municipais que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental e 01 estadual que oferece Ensino Fundamental e Médio) e nenhuma delas possui biblioteca ou sala de leitura para subsidiar seus estudantes nas pesquisas e trabalhos escolares. Estes eram obrigados a se deslocarem para o Centro da cidade para utilizarem a única biblioteca pública existente.

Neste sentido, a Biblioteca Comunitária do Centro Dom Hélder Câmara, que está em seu terceiro ano de funcionamento, compõem essa ação maior desenvolvida no Conjunto Mario Andreazza, bairro periférico da Cidade de Bayeux – PB, atendendo a toda comunidade e estudantes das quatro escolas públicas oferecendo além do considerável acervo de aproximadamente 3.000 exemplares, pesquisas na internet, assinatura de um jornal local e de duas revistas de circulação nacional (Aventuras na História e Nova Escola) que estão disponíveis para comunidade em geral e para o grupo de educadores/as que trabalham no Centro.


Quais os objetivos do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Comunitária do Centro Dom Hélder Câmara?


Acreditamos na importância desse projeto, assim como na necessidade de enfatizar o ensino da leitura e da escrita, atuando em diversas áreas do conhecimento. A Biblioteca foi criada na expectativa de estimular a prática da leitura e, sobretudo, tentar melhorar o rendimento escolar dos nossos/as educandos/as.

Objetivo Geral


  • Viabilizar e incentivar a prática da leitura nos/as educandos/as que freqüentam o CDHC e na comunidade em geral.

Objetivos Específicos


  • Viabilizar o acesso à leitura e as pesquisas escolares para os estudantes do bairro;


  • Apoiar as atividades e oficinas oferecidas pelo Centro contribuindo com formação crítica e cidadã dos/as educandos/as atendidos;


  • Contribuir com o desenvolvimento intelectual e leitor das crianças e adolescentes atendidos pelo Centro oferecendo livros paradidáticos para empréstimo;


  • Oferecer material de pesquisa e apoio ao planejamento dos/as educadores/as que atuam no Centro e nas Escolas públicas e privadas do bairro;


  • Oferecer um espaço de apoio à comunidade em geral para leitura e busca de informações em geral;


  • Contribuir com a inclusão digital oferecendo acesso à internet para pesquisas escolares e busca de informações em geral.

Como é desenvolvido o trabalho de incentivo a leitura no Centro Dom Hélder Câmara?


Inicialmente o apoio e o incentivo à leitura começaram de forma tímida. Tínhamos poucos livros os quais eram distribuídos em caixas e etiquetados com quatro cores diferentes: etiquetas amarelas (livros com pouco texto e com bastante gravura para os/as educandos/as em processo de alfabetização), azul (livros com conteúdo textual mais extenso para os/as educandos/as que já possuem domínio da leitura), verde e vermelho (livros com poucas gravuras destinados aos leitores mais experientes).

Nos mobilizamos no sentido de buscar doações de livros e apoio para assim ampliar o acervo e poder ampliar a proposta atendendo a toda comunidade em geral. A proposta era viabilizar o acesso à leitura e as pesquisas escolares como estratégia de melhorar o rendimento escolar dos alunos.

Hoje, contamos com um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares entre livros e revistas e dois micros computadores com acesso à Internet. O espaço é aberto a comunidade em geral de terça a sexta nos turnos tarde e noite. No período da manhã a biblioteca está disponível apenas para o público interno (crianças e adolescentes atendidos pelo Centro) para empréstimo e realização de trabalhos e pesquisas escolares. A segunda-feira é destinada ao trabalho interno de organização, limpeza e catalogação do acervo.

Todos as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro têm direito a fazer empréstimo de paradidáticos na Biblioteca. Estes empréstimos são computados e ao final de cada bimestre é divulgada a lista dos melhores leitores, estes são premiados com medalhas e brindes tendo seus nomes divulgados nos murais da Instituição. O empréstimo se dá da seguinte forma: durante o período das atividades (manhã ou tarde) estes vão a biblioteca fazer a escolha do livro que desejam levar, ao final do expediente os livros escolhidos são entregues e os/as educandos/as têm cinco dias para devolução.

No processo de organização e catalogação dos livros para empréstimos estes são plastificados e etiquetados – com cores de acordo com o nível de leitura que oferecem facilitando assim a hora da escolha das crianças e adolescentes –, também é colocados fichas que facilitam o controle de empréstimo. Em consonância com esse trabalho as oficinas que trabalham com leitura e escrita desenvolvem rodas de leitura e estratégias de produção textual para assim desenvolver e incentivar a capacidade leitora dos estudantes.

Nos turnos tarde e noite a biblioteca possui educadores/as responsáveis pelo atendimento à comunidade em geral e orientação nas pesquisas e trabalhos escolares. Pela manhã a Biblioteca não está aberta a comunidade devido à falta de recursos financeiros para manter um/uma educador/a para esta função. Além de atender estudantes a Biblioteca recebe um número considerável de pessoas que vão ler o jornal do dia ou consultar a internet para trabalhos escolares ou outras informações em geral.

A divulgação da Biblioteca nas Escolas do bairro é feita no início do ano letivo através de visitas e cartazes que informam quanto aos dias e horários em que a mesma está aberta para visitação. A biblioteca possui um livro de visitas para controle da visitação.


Qual o público alvo dessa experiência?

  • Crianças e adolescentes atendidos/as pelo Centro Dom Hélder Câmara;


  • Estudantes da rede pública de ensino estadual e municipal;


  • Pais e familiares dos/as educandos/as atendidos pelo Centro e Comunidade em geral do Conjunto Mário Andreazza e adjacências;


  • Educadores/as da rede pública e particular de ensino;


  • Educadores/as e funcionários/as do Centro dom Hélder Câmara.
Quais os resultados desse trabalho?


É possível afirmar que hoje a Biblioteca do Centro configura-se como um espaço fundamental de incentivo a leitura para as crianças e adolescentes do Conjunto Mário Andreazza. Os/as educandos/as atendidos/as pelo Centro vem desenvolvendo consideravelmente sua capacidade leitora e os resultados já são percebidos no rendimento escolar dos mesmos.

Nossos/as educandos/as mostram-se mais interessados/as, mais participativos/as, lêem cada vez mais, pois de acordo com os dados nesses três anos de funcionamento foram realizados cerca de 3.600 empréstimos isso sem contar com as leituras feitas nas atividades pedagógicas.

Também percebemos mudanças significativas no tocante ao comportamento das crianças e adolescentes no que diz respeito à perda de timidez, aumento da auto-estima, responsabilidade no caso dos empréstimos com a leitura e cuidados com o livro como também o compromisso com a data de devolução.

Também tivemos uma boa aceitação na comunidade que freqüentam a biblioteca de forma bastante participativa, segundo os dados computados através do livro de atas, o público atendido chega a um total de 6.192 visitas neste três anos de funcionamento. Esses dados nos deixam bastante satisfeitos, pois isso demonstra a importância da biblioteca como apoio didático aos/as estudantes, educadores/as e comunidade em geral.

Nossos desafios atuais propõem o desenvolvimento das seguintes metas:

Implementação de estratégias e incentivo da leitura ao público adolescente atendidos pelo Centro já que as crianças ainda são a grande maioria no tocante aos empréstimos realizados na Biblioteca;

Organização, preparação e catalogação de acervo para fins de empréstimo a comunidade em geral;

Viabilização da abertura da Biblioteca no turno manhã para comunidade em geral.



Oficinas Pedagógicas - 2007

Atividades Externas/Intercâmbios – Ludo/Estudo/Tema

Atividade

Objetivo

Data

Participação

Participação de um passeio a Mata do Xem-xem - unidade de conservação ambiental situada no bairro Mario Andreazza – Bayeux – PB.

Conhecer um pouco mais sobre esta reserva e conseqüentemente sobre a comunidade em que atuamos.

19/03/07

(manhã)

30 participantes (educandos e educadores)

Visita a Estação de Tratamento de Água da Cagepa no Bairro de Gramame em João Pessoa – PB.

Propiciar um momento formativo no tocante à importância de preservarmos este recurso natural precioso.

28/03/07 (tarde)

20 educandos/as.

Visita a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba – Campus I em João Pessoa – PB.

Conhecer as instalações, serviços oferecidos e funcionamento deste espaço.

16 e 17/04/07 (manhã/tarde)

24 e 26/04/07 (manhã/tarde)

90 educandos/as.

Visita ao Jardim Botânico Benjamim Maranhão em João Pessoa – PB.

Conhecer esta reserva de mata atlântica percebendo sua importância para o meio ambiente.

17 e 18 /05/07

(manhã/tarde)

80 educandos/as.

Visita ao Parque Arruda Câmara – João Pessoa - PB

Momento de lazer com as turmas

Setembro

(03 turmas)

50 educandos/as

Visita ao Mercado de Artesanato em João Pessoa - PB

Desenvolvimento de um projeto pedagógico que trata sobre o tema Folclore;

Entrevistar um dos expositores.

Agosto

(03 turmas)

60 educandos/as

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Biblioteca do CDHC - Melhores Leitores 2007

a) Nossos números em 2007

CLASSIFICAÇÃO MANHÃ

1° lugar

Vanessa Maria da Silva Felix

55 livros

2° lugar

Alany da Silva Pereira

50 livros

3° lugar

Eliana Elexsandra da Silva Diniz

36 livros

4° lugar

Rosicleide da Silva Santos

30 livros

5° lugar

Rafaela Januário da Silva

29 livros

5° lugar

Denise da Silva Bernardo

29 livros

CLASSIFICAÇÃO TARDE

1° lugar

Renata Santos da Silva

64 livros

2° lugar

Jaíne Silva da Costa

58 livros

3° lugar

Gabriel Viturino da Silva Severo

55 livros

4° lugar

Maria Joyce Sales da Silva

53 livros

5° lugar

Josielington Teixeira de Souza

47 livros

TURMA DE PAULA

1° lugar

Izaías

27 livros

2° lugar

Joyce

25 livros