sexta-feira, 16 de maio de 2008

Textos premiados no I Concurso de Redação do CDHC

Categoria 1 - Ensino Fundamental (2º ao 5º ano)

Educando: Álvaro Dantas de Medeiros (1º Lugar)


O problema da água em nossa comunidade

Atualmente o desperdício e a falta de consciência da população são as principais causas do problema da água na nossa comunidade.
Muitas pessoas desperdiçam a água, lavando carros, bicicletas, calçadas, escovando os dentes com a torneira aberta e tomando banhos demorados.
As pessoas não têm consciência do valor da água que elas consomem. Nem pensam que no futuro a água doce pode acabar; devido aos gastos excessivos e o consumo ilegal através de ligações clandestinas. Mas há algumas soluções para que a água doce não se acabe.
Gastar pouca água tomando banho, quando for regar as plantas evitar desperdício, se for lavar a bicicleta ou carro economizar o máximo possível e não jogar lixo nos rios. Se puder, lavar as calçadas com a água que sobra da lavagem das roupas, que também pode ser usada para lavar a bicicleta, seria ótimo! Dessa forma, economizar é a melhor saída!

Figura 1 - Álvaro Dantas de Medeiros é premiado com o 1º lugar na Categoria 01


Categoria 1 - Ensino Fundamental (2º ao 5º ano)

Educanda: Maria Joyce Sales da Silva (2º Lugar)


O problema da água em nossa comunidade

A água é fonte de vida, é o nosso ouro branco, uma das coisas mais preciosas que Deus deixou pra nós. Mas, ultimamente o homem não vem dando tanto valor a esse bem precioso.

A poluição vem crescendo a cada dia que passa, hoje é difícil encontramos, um rio totalmente limpo, pois a maioria já foi poluída pela ação do bicho homem. Na nossa comunidade temos como exemplo o rio que passa pela mata do Xem-xem ele esta poluída, pois os moradores jogam lixo lá.

Nos seres humanos precisamos da água pra muitas coisas (tomar banho, lavar roupa e beber também em outros), ou seja, água é um elemento indispensável nas nossas vidas. Tudo que a gente faz precisa de uma gotinha que seja desse ouro branco.

Vamos preservar o pouco que ainda nos resta! E como preservar? Não jogando lixo nos rios ou encostas e nascente, não deixando a torneira aberta e não utilizando mangueiras para lavar carros e calçadas; só isto já ajuda muito! Bom existe varias maneira de preservar essa fonte de vida, basta cada um fazer a sua parte.



Categoria 1 - Ensino Fundamental (2º ao 5º ano)

Educando: Leandro dos Santos Batista Silva (3º Lugar)

O problema do lixo em nossa comunidade


As pessoas que jogam o lixo são mal educadas, portanto o lixo que eles jogam polui a natureza que Jesus criou. Tem pessoas, que jogam sujeiras na praia, em frente das casas dos outros e local de jogar o lixo é no coletor de lixo.

O bairro Mario Andreazza, onde eu moro, é muito poluído porque as pessoas colocam seu próprio lixo nas esquinas. Eles não têm consciência do que estão fazendo, prejudicando seu bairro, e fazendo este lixo gerar doenças como: doenças de pele e gripe e polui nossa natureza.

É também importante saber que a questão do lixo atrai insetos: baratas, ratos, muriçocas que prejudicam nossa saúde. Eu gostaria que as ruas fossem todas limpas para que não criassem insetos para nem uma criança ficassem doente. E que a natureza não ficasse poluída.



Figura 2 - Leandro dos Santos Batista Silva recebe premiação pelo 3º lugar na Categoria 01


Categoria 2 - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Educando: Thalyson Pessoa Girão (1º Lugar)

O problema do lixo em nossa comunidade


A comunidade do Mario Andreazza tem que dividir seu espaço com toneladas de lixos espalhados nas ruas, pois muitas pessoas, pela falta de entendimento, não sabem quanto tempo leva para ele se desintegrar na natureza.

Ao jogar um chiclete no chão, pode levar cerca de cem anos para se desintegrar, mas já outras pessoas pensam bem diferentes, não jogam o lixo nas ruas elas ganham dinheiro vendendo lixo nas sucatas da comunidade. A verdade é que não dá para ganhar muito, mas já é um bom começo para que as pessoas se sensibilizem e não joguem lixo nas ruas da comunidade.

Se todos fizessem isso a nossa comunidade seria mais limpa e bonita. O lixo pode, às vezes, atrapalhar sua vida, mas também pode ajudar se souber fazer a diferença, certamente que essa comunidade iria ser vista com outros olhos, os olhos da limpeza, e quem sabe essa comunidade poderia até passar o seu exemplo para as outras comunidades. E assim logo poderíamos ter um mundo melhor e mais limpo, para os nossos filhos e netos, um mundo diferente.

Figura 3 - Thalyson Pessoa recebe premiação pelo 1º lugar na Cateogria 02


Categoria 2 - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Educanda: Aline Keren de Souza Silva (2º Lugar)

O problema do lixo em nossa comunidade


A questão do lixo em nossa comunidade é complicada. As pessoas, por falta de consciência ou responsabilidade, sujam as ruas e conseqüentemente destroem o meio ambiente, é um amontoado de lixo nas ruas, seria tão bom se as pessoas percebessem o que se pode tirar do lixo.

Por outro lado, o lixo pode virar luxo, usando a inteligência e a criatividade podemos transformar o mundo, além de deixá-lo bem mais bonito e cada vez mais sadio. A bela floresta da mata do Xem-xem está sendo pouco a pouco destruída com os presentes que a comunidade lhe dá: lixo. E não é por falta de coleta ou informação é por falta de educação mesmo, hoje podemos perceber a preocupação das crianças e entidades com o problema do lixo.

A questão do aquecimento global é conseqüência da nossa inconseqüência, precisamos mudar esse quadro. Junte-se a nós.

Figura 4 - Aline Keren de Souza Silva recebe premiação pelo 3º lugar na Categoria 02


Categoria 2 - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Educanda: Edna Cristiane da Silva Almeida (3º Lugar)

O problema do lixo em nossa comunidade


A população do Mutirão há vários anos sofre com a poluição causada pelo lixo; adultos e crianças são obrigados a conviver com o lixo que é jogado nas ruas e cada vez mais o lixo vai aumentando. Se a população se reunisse para ajudar a comunidade talvez pudesse existir outro Mutirão.

A poluição do lixo não só prejudica a população como também a natureza, porque o lixo demora décadas ou mais de cem anos pra se decompor. Se todos ajudassem a colocar o lixo em seu devido lugar eu creio que em pouco tempo existiria um Mutirão limpo e sem poluição.

E se todas as pessoas colaborarem o lixo pode diminuir, não jogando lixo nas ruas, nas matas e em outros lugares. Essa atitude vai ajudar a população e preservar a natureza e se todos nós fizermos nossa parte esse problema poderá ser resolvido. E assim “Um outro Mutirão é possível”.



Figura 5 - Edna Cristiane recebe premiação pelo 3º lugar na Categoria 02


Categoria 3 - Ensino Médio

Educanda: Letícia Conceição de Lima (1º Lugar)

O problema do lixo em nossa comunidade


No meu bairro a questão do lixo vem crescendo cada vez mais e a comunidade só faz reclamar e não procura uma solução, acha que isso é problema do prefeito.

As pessoas do bairro estão muito acomodadas e não se conscientizam de como está ficando o bairro em que moram. O carro do lixo passa três vezes por semana e ainda assim muitos não colocam o lixo para fora. Muitas vezes colocam quando o carro já tem passado.

Nisso o lixo fica ali por dias e, muitas vezes, acontece de animais rasgarem a sacola, espalhando o lixo no meio da rua. Outro problema que agrava é que quando chove, todo o lixo que fica espalhado no meio da rua à correnteza da água leva entupindo assim bueiros e esgotos.

Fora à questão que o lixo provoca e existência de insetos e animais botando em risco a saúde de crianças e pessoas que residem perto do local sujo. Alguns dos locais mais afetados são: rios, terrenos baldios, entre outros.

Em minha opinião, se cada um fizesse sua parte o Mario Andreazza seria melhor, pois cada um fazendo um pouquinho iria chamar a atenção de outras pessoas, vizinhos, familiares, amigos que iriam se conscientizar e iriam fazer sua parte. Faça sua parte o Mutirão agradece!

Figura 8 - Letícia Conceição de Lima recebe premiação pelo 1º lugar na Categoria 03


Categoria 3 - Ensino Médio

Educando: Diego Barros Xavier (2º Lugar)

Água, um problema que pode virar solução


O problema da falta de água hoje em dia não acontece só em nosso bairro mais no mundo todo. É uma problemática bastante discutida e preocupante principalmente no nordeste onde é histórica a seca.

Mesmo sabendo que a água é indispensável a nossa sobrevivência muitas pessoas cometem mal ao seu planeta e a si mesmo futuramente. Pessoas que não imaginam o que é viver na seca, poluem por brincadeira o Rio do Xem-xem, águas limpas onde são jogados, isopores, garrafas de plástico e outros materiais, assim destruindo um dos poucos lugares de lazer do bairro.

Economizar é um dos primeiros passos para obter grandes resultados se todos ou a maioria colaborarem, como por exemplo, diminuir a duração do banho e evitar lavar a calçada apenas com mangueira.

Outra saída é que nas escolas as crianças sejam educadas desde cedo sobre a água: de onde ela vem para que serve, como é tratada, qual sua composição onde está sendo poluída e etc, depois eles identificam na escola e em casa formas de desperdício para evitá-los. Isso tudo é importante para nós e para outras gerações que virão por ai. Por isso devemos exigir mais dos governantes para que invista no tratamento de água.

Figura 9 - Diego Barros Xavier recebe premiação pelo 2º lugar na Categoria 03


Categoria 3 - Ensino Médio

Educando: Alex de Oliveira Matias (3º Lugar)

Lixo a frente perigo eminente


Desde que foi criado, o Conjunto do Mario Andreazza sofre com problemas de saneamento básico e lazer para sua população. Problemas que prejudicam bastante a nossa população são: falta de infra-estrutura, falta de água e elevada quantidade de lixo que se encontra acumulada em qualquer canto que se olhe.

Isso porque o carro responsável pela coleta de todo o lixo circula por entre o conjunto apenas 2 vezes por semana, sendo assim, devido ao conjunto ser bastante extenso a quantidade de lixo se torna mais excessiva a cada dia. Creio eu que se a prefeitura de nossa cidade fizesse em nossas ruas calçamentos de boa qualidade e reconstruísse os de péssima qualidade, o carro da coleta de lixo poderia circular livremente pelo conjunto, passando a circular diariamente resolvendo assim o problema do lixo.

Além disso, poderia se criar cooperativas com professores capacitados que ensinassem o que fazer com lixo, como por exemplo, produtos artesanais feitos com o lixo de sua própria comunidade. Podemos provar para todos, com uma pequena contribuição e maior interesse de nossa prefeitura que: “Um outro Mutirão é possível”.

Nenhum comentário: